Festival dos Festivais atingiu os seus objetivos

  • 17/11/2021
  • 0 Comentário(s)

Festival dos Festivais atingiu os seus objetivos

Com uma proposta diferente dos eventos consolidados no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e com público reduzido, o Festival dos Festivais 2021 reuniu mais de 1500 representantes das entidades tradicionalistas participantes do Encontro de Arte e Tradição (ENART), Festival Gaúcho de Danças Tradicionais (FEGADAN) e Festival Gaúcho de Chula (FEGACHULA), marcando a retomada dos grandes eventos artísticos do tradicionalismo, suspensos por causa da pandemia.

O Festival dos Festivais encerrou nesta segunda-feira (15), no Parque da Oktoberfest, na anfitriã Santa Cruz do Sul, com um saldo positivo de emoção, solidariedade e de coragem para a realização. Muitos grupos de danças comemoraram a possibilidade de poder expressar a sua arte no que é chamado popularmente de palco sagrado do Enart. O GF Chaleira Preta, de Ijuí - 9ªRT, reuniu 13 dançarinos para participar do evento. Entre os grupos do Fegadan, o CTG Porteira do Rio Grande, de Vacaria, foi um dos que nunca haviam se apresentado no poliesportivo de Santa Cruz.

Sobre o público reduzido, o presidente do MTG lembrou que o evento foi planejado para ser on-line, sem público, mas no decorrer da preparação a alteração dos protocolos sanitários municipais e estaduais permitiram a presença de público, ainda que de forma limitada. “Avançamos muito. Mas tudo só foi possível pela participação das equipes de trabalho de Santa Cruz, 5ª RT, ATS, Secretarias da prefeitura, patrocinadores, Sedac e Conselho Estadual de Cultura, e a consciência de cada tradicionalista que soube entender o porquê da retomada neste formato”, afirmou Savaris. “Estamos felizes porque atingimos os nossos objetivos”, concluiu.

Foram arrecadados mais de 2000 brinquedos na ação solidária, além de quase 60kg de alimentos não-perecíveis. O vice-prefeito de Santa Cruz, Elstor Renato Desbessell, agradeceu aos que estiveram presentes, aos secretários que trabalharam junto às equipes, e aos tradicionalistas que ajudaram a fazer um evento no qual todos os protocolos foram seguidos. “Santa Cruz está à disposição para fazermos o maior ENART da história deste país, em 2022, e receber os gaúchos do Rio Grande do Sul em nossa cidade”, afirmou. 

Com promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o Festival dos Festivais contou com apoio da 5ª Região Tradicionalista e Amigo Internet, patrocínio da Philip Morris Brasil e Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, Financiamento do Pró-Cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Lei de Incentivo à Cultura.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Whatsapp (51) 99872 3745

Top 5

top1
1. Luiz Marenco

Destinos

top2
2. Jorge Guedes e Familia

O mal e a Cura

top3
3. Joca Martins

Tertulia

top4
4. Gujo Teixeira

Batendo Agua

top5
5. Erlon Pericles

De Amigo pra Amigo

Anunciantes