Fundação Cultural Gaúcha e MTG entregam recursos para entidades atingidas pelas enchentes
- 08/11/2024
- 0 Comentário(s)
Uma noite para comemorar. Na noite de quarta (6), o Presidente Oscar Gress fez a entrega de recursos para os patrões, acompanhados dos Coordenadores Regionais
Quando, no mês de maio o Rio Grande do Sul passou pelos piores momentos de sua história, com os eventos climáticos que marcaram o ano de 2024. No contexto das enchentes, o tradicionalismo gaúcho organizado atuou de várias formas, incluindo a arrecadação de donativos, como alimentos, roupas, colchões e produtos de higiene, confecção de marmitas para alimentar os atingidos, além de realizar campanhas de doações para apoiar os esforços de recuperação das cidades. Em parceria com outras instituições, tanto governamentais quanto não governamentais, também facilitou a logística para a entrega de ajuda às famílias e entidades necessitadas. Cumpriu-se com o item primeiro da Carta de Princípios.
Mas, as águas destruíram muitas entidades. Entre tantas ações desenvolvidas pelo MTG e pela Fundação Cultural Gaúcha, uma parceria com o governo do Estado e com o “Pix SOS Rio Grande do Sul” permitiu alcançar recursos na ordem de R$ 1.300.000,00 para ajudar na reconstrução desses templos da cultura e das tradições gaúchas. Na quarta-feira (6), no auditório do MTG, o Presidente da FCG, Oscar Fernande Gress fez o repasse de valores na ordem de R$ 50.000,00 para ajudar a levantar as entidades que fazem parte da chamada ‘mancha’ das enchentes.
“Quando questionavam o que o MTG e Fundação estavam fazendo para ajudar, fizemos um trabalho silencioso, mas com eficiência, levantando a real situação que as entidades se encontravam para buscar possíveis soluções” - disse Gress. “Trabalho que se consolida agora, nessa parceria com o governo do estado e o comitê ‘PIX SOS’. A partir da assinatura dos termos e repasse dos recursos, cabe as Coordenadorias Regionais e as entidades fazerem a sua parte, reconstruindo e prestando contas, para mostrar toda transparência necessária para esta ação” – concluiu.
Outras reuniões aconteceram durante os eventos climáticos, como a visita do Secretário do Ministério da Cultura Marcio Tavares, em visita ao MTG, juntamente com a Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, e Oscar Gress, visando outras fontes de recursos para as entidades. “Novidades podem estar a caminho!” – lembrou Gress.