​Museu de Combate Farroupilha de 16 de Julho de 1840 será reinaugurado na próxima semana

  • 14/12/2022
  • 0 Comentário(s)

​Museu de Combate Farroupilha de 16 de Julho de 1840 será reinaugurado na próxima semana

O Museu do Combate de 16 de julho de 1840, com a Prefeitura Municipal de São José do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e o Piquete Três Figueiras, tem o prazer de convidar a comunidade Nortense para participar do ato de reinauguração do Museu Histórico, a ser realizado no dia 21 de dezembro, às 10h, na Rua Almirante Tamandaré, nº77/1, Centro.

A Instituição do Museu de Combate Farroupilha de 16 de Julho de 1840, foi fundada no ano de 2002. Por muitos anos, desenvolveu o trabalho de pesquisa, salva guarda, exposições de bens que contam a história do município, em especial do combate farroupilha ocorrido nas ruas de São José do Norte, sendo reconhecida internacionalmente, por possuir em seu acervo a 1ª placa em homenagem ao Italiano Giuseppe Garibaldi que participou do combate naquela noite.
A comunidade, rede escolar, visitantes e turistas terão novamente um espaço de visitação para a busca da história retratada através dos artefatos museológicos. O antigo Instituto Histórico de SJN, situado na Rua General Osório, nº127, foi, durante muitos anos, a sede do Museu de Combate, porém devido ao desabamento do entrepiso da sede, o Museu teve que ser fechado por tempo indeterminado. Agora, em 2022, o museu será sediado em um novo local, na Rua Almirante Tamandaré, nº77/1, por um período determinado, até ser instalado definitivamente na Câmara de vereadores que irá se mudar para sua nova casa Legislativa que se encontra em construção.
Sua reinauguração se dá através de uma parceria com a Instituição do Museu, Prefeitura Municipal de São José do norte e com o PTG Três Figueiras.
Entre as peças que estarão expostas no local, encontra-se a carta assinada a punho pelo Presidente da República Rio Grandense General Bento Gonçalves da Silva, balas de canhão encontradas nas paredes de sobrados e casas do século XIX, bem como espadas e a cadeira do imperador Dom Pedro II, entre itens de usos e costumes da época.
Texto: Fernando Costamilan

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Whatsapp (51) 99872 3745

Anunciantes